De uma coisa todo mundo sabe. Mas tem motorista que ainda insiste e, enquanto dirige, manda mensagem pelo celular. Um comportamento de risco que pode acabar em morte.
A distração ao volante pode acabar em morte no trânsito. Quem dirige e tenta mandar uma mensagem pelo telefone aumenta em 23 vezes as chances de se envolver num acidente.
Um carro a 60 km/h percorre 17 metros por segundo. Se o motorista olhar para o celular por dois segundos, vai dirigir às cegas por 34 metros. É como se ele tivesse bebido.
“O efeito é de retardo nas respostas, falta de concentração, de atenção. É exatamente isso que o nosso motorista está falando ao celular, digitando ao celular, esta fazendo”, explica Dirceu Rodrigues Alves Jr., diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
Nos primeiros três meses deste ano, 112 mil multas foram aplicadas na cidade de São Paulo em motoristas falando ao celular. A maioria dos infratores tem entre 18 e 34 anos.
“Ao adentrar o veiculo, desligue seu celular. As mensagens, telefonemas serão recebidos pelo seu celular. Quando estacionar, desligar seu veiculo, acione o seu celular, veja as suas mensagens, veja quem ligou e aí faça seus contatos, mas de maneira segura”, aconselha o especialista.
Dirigir falando ao celular é infração de natureza média, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13. Mas, o pior mesmo é o risco de provocar um acidente.
0 comentários:
Postar um comentário