De visual extremamente futurista, o F015 reúne elementos já mostrados pela marca alemã em outros protótipos: a direção autônoma, o motor movido a célula de hidrogênio, e componentes de segurança. Para se ter noção do nível de tecnologia envolvida, o modelo não foi apresentado em um salão de automóveis, mas sim em uma feira de produtos eletrônicos nos Estados Unidos.
Sensores, Câmeras, radares e satélite auxiliam na navegação do carro, fazendo a leitura da posição de outros veículos, de sinais de trânsito e pedestres com muita precisão. Existem seis telas de LCD, que ficam espalhadas nos painéis frontal, traseiro, console central e portas do protótipo, permitindo interação dos passageiros com a central multimídia, internet e informações (inclusive imagens projetadas) do ambiente exterior. Os comandos são feitos através de toques e gestos com as mãos. O sistema multimídia, aliás, dispensa conexão Bluetooth, sendo controlado por aplicativo no celular.
Também é pelos smartphones que o F015 identifica seu dono e demais pessoas autorizadas a andar nele, destrancando automaticamente as portas. A estrutura é de alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono, por isso é 40% mais leve que a de carros de mesmo porte vendidos atualmente. Além disso, parte dos componentes das portas se infla em colisões lateral.
Por dentro, a decoração de madeira, couro e alumínio, em tons claros, ajuda a destacar as telas projetoras e a iluminação ambiente, que é feita por LEDs azuis.
O F015 envia para os pedestres um sinal sonoro informando o mesmo para que pode atravessar a rua, quando isso é possível, e ao mesmo tempo, com uma combinação de luzes traseiras de led, envia uma mensagem mara reduzir a velocidade ou parar, para os motoristas que estão atrás.
O protótipo possui dois motores sobre o eixo traseiro, alimentados por célula de hidrogênio e bateria elétrica que pode ser recarregado por indução, sem usar fios. Cada propulsor gera 136 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, desempenho que permite chegar à velocidade máxima limitada de 200 km/h.
A Mercedes promete autonomia de 1.100 quilômetros para seu protótipo autônomo, sendo 900 km só com a célula de combustível. Isso porque o veículo consegue fazer 166 km/kg de hidrogênio, o equivalente a 50 km/l em um automóvel movido a diesel (segundo dados da própria fabricante).
Talvez no futuro todos os carros sigam este conceito, esta é, com certeza, uma boa notícia, pois com isso, muitos acidentes serão evitados, e as pessoas poderão fazer qualquer outra coisa dentro do carro ao invés de dirigir. Mas para os amantes da "direção" esta pode ser uma má notícia, afinal de contas, toda a graça e o prazer de dirigir não vão mais existir. Cabe a nós esperar pra ver.
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